Tearliner




Tearliner AKA Park Sung Hoon (Twiter)(Facebook)(Naver)(Daum)(myspace)


Tearliner começou por ser uma banda constituída por 6 pessoas, mas quando saiu o 1º álbum já só havia um membro, Liner. Ele é excepcional. A primeira música que ouvi dele foi 'Space island (moon ver.)' e fiquei tão encantada pelos acordes e voz calma que tinha de ir procurar mais. No entanto, não encontrei grande coisa, aliás só há pouco tempo começamos a encontrar mais música dele, mas mesmo assim escassas são as oportunidades de o ouvir em sites como o youtube.

Ele é maioritariamente conhecido por ter feito a OST do drama Coffee Prince. No entanto quem começa a ouvir não consegue parar. Este homem, segundo a entrevista do grupo KoreanIndie nunca aprendeu música, nem sabe ler pautas, e o que mais me impressiona é que ele consegue, não só compor e escrever mas levar a mensagem que quer a quem ouve. O facto de, segundo a mesma entrevista, ser um consumidor ávido de todo o tipo de música capacita-o de criar música que não se associe propriamente a nenhum estilo muito específico.

Fiquei um pouco 'taken aback' quando li que ele também, como eu, considera as melodias das músicas mais importantes do que a letra. Quando ouço uma música muitas vezes não é pela letra, principalmente na música estrangeira não podemos guiar-nos pela língua, mas sim pelo que ela nos transmite ou faz sentir. Cada pessoa sente algo diferente. Tal como quando mostrei a uma amiga a mesma melodia que eu considerava alegre e ela a considerava triste, mais tarde quando dei com a tradução só me queria rir, porque era realmente 'Bittersweet'.

Os álbuns dele são 'Small room, diary', 'Letter from Nowhere', 'Polaroid Life EP', 'Embrace All' e agora 'Grey Garden', no entanto ele participou em várias bandas sonoras de dramas como 'Coffee Prince' e 'Sungkyunkwan Scandal', e também em vários álbuns e compilações com outros artistas. Podem ver neste link todas as participações.

O novo álbum 'Grey Garden' já está a venda, no entanto ainda não consigo ouvir tudo, mas o grupo KoreanIndie já fez uma pequena review acerca das músicas.

Neste momento ele tem um projecto fixo com o guitarrista Jihoon Kang, que pertencia à banda inicial, que se chama Low End Project e que pretende, ao invés da sua música a solo, falar sobre as relações entre as pessoas. É engraçado, porque Liner continua a ter a colaboração dos anteriores membros da banda para diversas músicas.

Um pormenor interessante é que ele não ganha a vida como músico [o.o'' YUP], ele tem um trabalho a tempo inteiro como qualquer um de nós, lol. Ele afirma que não consegue ganhar a vida como músico, o que não é nada de novo, mas mesmo assim é admirável como consegue manter tudo isto.
Neste momento ele está sob a FargoMusic.

Segundo o que falei com ele, já esteve em Portugal em 2009 e daqui adveio alguma inspiração para um livro de viagens.

As minhas músicas preferidas dele encontram-se nesta playlist do 8tracks 'Tearliner Canvas'.

Deixo também dois videos de uma das últimas performances dele, onde podemos ouvir músicas que estão incluídas neste álbum. You, Me, Love Traveler

[Vem a propósito deste post o facto de eu ter pedido a uma amiga coreana que me enviasse o álbum 'Grey Garden' [MUAHAHAHAHAHAHA], de forma que estou entusiasmada para o ter nas mãos e finalmente ouvir. Este álbum é especial porque tem várias tracks remastered, o que significa que algumas de álbuns anteriores/colaborações estão incluídas!]

Por fim deixo-vos com uma frase que ele disse que, enfim, reflecte tudo o que a música dele é:

"Music is like an oil painting on a canvas. Rhythm is the sea with smooth waves, instruments fill the air with a softening atmosphere, and melody is a ballerina dancing beautifully on the sea."





Artigos:
KoreanIndie (1) (2) (3)
LondonKorean
SeoulBeats

Comentários

Mensagens populares deste blogue

HyukOh // Oh Hyuk

Entrevista: Holy Hum

Thornapple

Jambinai

Modsdive

Tierpark